couve manteigacouve-manteiga


Nome científico: Brassica oleracea variedade acephala
Família: Brasicáceas (sinonímia: Crucíferas)
Nome comum: couve, couve-manteiga, couve-de-folha, couve-galega, couve-comum.
Origem: Costa do Mediterrâneo, Ásia Menor e Costa Ocidental Européia.

Descrição e característica da planta: a couve é uma hortaliça arbustiva, anual, herbácea, com caule vertical que sempre emite novas folhas em seu ápice e não forma cabeça como em repolho. A folha é a parte comestível, portanto, produto comercial. Com freqüência, verificam-se plantas em hortas domésticas, com mais de um ano de idade, em plena produção de folhas. Nessas condições, é comum encontrar plantas com mais de 2 metros de altura e podem chegar a mais de 5 metros.

Em plantios comerciais não chega a tanto, por várias causas, como perda de qualidade de folhas produzidas em grande escala, ocorrência de doenças que matam as plantas, dificuldade na colheita de folhas em plantas altas. As folhas são grandes, arredondadas, com superfície lisa ou onduladas, bordas não recortadas, coloração verde-clara a verde-escura, coberta por fina camada de cera, em maior ou menor quantidade em função de variedades. O seu tamanho varia com as variedades ou híbridos, vigor das plantas, condições climáticas, fertilidade do solo e sanidade de plantas. Para que as folhas se desenvolvam bem, há necessidade de retirar os brotos laterais que as plantas emitem normalmente da sua haste.

A planta é hermafrodita (tem os dois sexos na mesma flor) e a polinização, na maioria dos casos, é cruzada, mas pode ocorrer a autofecundação em algumas poucas flores. Nas Brassicáceas, as plantas são alógamas, isto é, ocorre uma autoincompatibilidade incompleta. As abelhas são os principais responsáveis pela polinização entre as plantas. O produtor não produz sementes de couve porque há empresas especializadas na sua produção e com qualidade. As plantas se desenvolvem bem em condições de clima ameno a quente. A propagação é feita por sementes e por mudas. As mudas são obtidas a partir de brotos laterais das plantas e enraizadas em canteiros, antes de serem transplantadas no local definitivo. A colheita de folhas ocorre depois de 50 a 60 dias do transplante. As variedades conhecidas são: Manteiga HS-20, Mineria HS-350, Portuguesa, Tronchuda, Champion, Geórgia, Manteiga e outras.

Produção e produtividade: a produtividade média é 3 a 5 quilos de folhas por planta durante o ciclo normal de 8 meses.

Utilidade: a couve é uma hortaliça muito consumida no Brasil, de diversas formas. As folhas são consumidas cruas, em forma de saladas, e cozidas. Ela também é utilizada na alimentação de galinhas e animais. É rica em vitaminas A e C e sais minerais, como enxofre, iodo, cobre, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio
Fonte: www.aphortesp.com.br

<< Voltar para produtos


Estrada Mogi Salesópolis, Km 28 - Bairro Alegre - Salesópolis - SP - Fone: (11) 4696-5237 / 4696-5265
Copyright © Takagaki Verduras. 2011. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Andréa Mari